quinta-feira, 26 de abril de 2012

O papel do individuo na sociedade


                           
                            
     
O ser humano é um ser social, isto é ele tem necessidade de viver em grupo. O grupo por sua vez terá entre seus integrantes características culturais comuns, como idioma, medo de se vestir, religião, entre outros aspectos culturais. O grupo e a sociedade e os seus integrantes são os indivíduos.
A sociedade é formada por indivíduos, estes por sua vez tiveram seu caráter, sua cultura e sua personalidade moldada pela sociedade. Este é o papel da sociedade, moldar o individuo.
A sociedade de um individuo e subdividida em grupos sociais, dente eles os principais são: a família, a igreja e a escola.
A família é o principal grupo social, é ela que vai ser a base da formação do individuo. Por exemplo, quando um casal vem ter um filho, é papel dos pais da criança ensiná-la o certo e o errado, o bom e o ruim, etc. Mais também os pais dessas crianças servirão como modelo é a maneira com os pais da criança servirão como modelo é a maneira como os pais da criança se relacionam e como se relacionar com ela, que definirá a personalidade da criança.
Após essa primeira moldagem do individuo pela família vem o papel da igreja, se os familiares desse individuo forem adapto a alguma religião, que serão ensinamento de como se relacionar com Deus e com os demais indivíduos da sociedade.
Já a escola prepara o individuo para o mundo, tornando-o consciente de seus direitos e deveres. A escola também ensinara a esse individuo conhecimentos práticos, que dependendo do aproveitamento desses conhecimentos pelo individuo, poderá torná-lo em um profissional   de papel fundamental para sociedade.
Portanto após todo esse contato com esses grupos sociais e com outros, e dependendo das escolhas desse individuo, definira qual será o caráter do individuo e o seu papel na sociedade. Pois assim como a sociedade molda o individuo o individuo vai moldando sua sociedade.

                                                                                                                                      ( o grupo)

Um comentário:

  1. A sociedade não vai moldando o individuo,uma vez que a ideia de pensar o individuo individual e livre tem suma relevancia na sociedade contemporânea,pensamento esse despertado pela revolta luterana.

    ResponderExcluir