sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Sociedade Ideal

A Sociedade Ideal


            Em que, quando e por que a sociedade pode (in) viabilizar a felicidade do indivíduo?

            O que é sociedade?
            Para Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), a sociedade influenciava decisivamente o indivíduo: ”todo homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Sabemos também que o indivíduo influencia o meio ambiente, às vezes, até o destrói em próprio beneficio.
            Vejamos então o que e uma sociedade. E uma reunião, um agrupamento de seres que vivem em estado comunitário, em certa faixa de espaço e tempo, segundo normas comuns, escritas e culturais, unidos pelo sentimento de consciência de grupo, e assim se mantêm por vontade própria.
            Podemos dizer que sociedade então e um corpo organizado por indivíduos que seguem leis, moral e cultura em todos os níveis de vida social comum; um sistema econômico de produção, distribuição consumo, sob um dado regime político e jurídico valido para todos,  independente de sua diferenças biológicas (cor, tamanho etc.), emocionais (carência, efetividade), psíquicas (comportamento, reações), intelectuais (sabedoria, conhecimento, criatividade) e espirituais (crenças, Fe, sentido de vida).
            Para que haja uma sociedade, há o pressuposto da aceitação das regras de convívio extensivas à grande maioria dos indivíduos e também a tolerância, o reconhecimento de que os indivíduos são diferentes têm direito de ser assim.
            A soma das inúmeras sociedades existentes no planeta constitui a humanidade. As sociedades são a soma das inúmeras comunidades nela existente. Estas são a soma das famílias que a integram. E as famílias, não podem ser de outro modo, são a soma dos indivíduos que as compõem.
           
Uma sociedade é o conjunto de seus indivíduos com seus valores, suas atitudes e seus comportamentos e das diversas atividades por eles desenvolvidas.
            Como se pode observar, o sucesso e o fracasso da humanidade ou de uma sociedade têm origem no individuo e na família.
            A construção dos indivíduos e, por extensão, das famílias da- se no interior das próprias famílias, na escola, na sociedade e nos estamentos adequados à formação espiritual, que na maioria dos países acidentais, estão entregues às igrejas.
            O produto que é fabricado em relação progressiva da sociedade, que nada mais são que as crises do homem, da família, da escola, da igreja e da própria sociedade.

                                                                      (Texto de autoria desconhecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário